André Sobreiro | 7 de junho de 2010

Príncipe da Pérsia

Jerry Bruckheimer entende como poucos a geração videogame. Mais do que ação pela ação, eles querem um herói bonitão que cative as mocinhas do filme e as de fora também. Bom humor também é item fundamental para prender a atenção. E mais uma vez sua assinatura está lá, dessa vez como produtor em Príncipe da […]

Jerry Bruckheimer entende como poucos a geração videogame. Mais do que ação pela ação, eles querem um herói bonitão que cative as mocinhas do filme e as de fora também. Bom humor também é item fundamental para prender a atenção. E mais uma vez sua assinatura está lá, dessa vez como produtor em Príncipe da Pérsia, inspirado no game de mesmo nome.

No filme, Dastan é o filho adotivo do rei da Pérsia e injustamente acusado pela morte de seu pai após a invasão da cidade sagrada de Alamut, regida pela princesa Tamina. Em sua fuga e busca pela verdade, Dastan carrega consigo a princesa e a adaga com as areias do tempo, que permite ao usuário voltar no tempo com a consciência do futuro, o que permite alterar tudo.

Para desenvolver essa história, foi recrutado o diretor Mike Nevell responsável pelo quarto filme da franquia Harry Potter. No elenco, Jake Gyllenhaal assume o papel do herói protagonista de maneira bastante satisfatória agradando tanto os meninos com as cenas de ação quanto as meninas com sua pouca roupa e charme galanteador para a falante Princesa Tamina, vivida por Gemma Artenton (que também vive a mocinha de Fúria de Titãs, diga-se de passagem).

Completam o elenco nomes como Ben Kingsley como Nizam, Alfred Molina como Sheik Amar e Steve Toussaint como Seso.

E essa combinação de direção, produção e elenco se mostra muito bem sucedida. Príncipe da Pérsia possui cenas de ação de primeira, humor leve e sustenta suas quase duas horas de filme com muita tranqüilidade. E já que a comparação é inevitável, Dastan e Jake tem sim todo o potencial para assumir o posto do capitão Jack Sparrow e Johnny Depp como o herói épico super cool do cinema. E muito bem, diga-se.

Título original: Prince of Persia: The Sands of Time
Diretor: Mike Nevell
Roteirista: Boaz Yakin e Doug Miro
Elenco: Jake Gullenhaal, Gemma Artenton, Ben Kingsley, Alfred Molina e Steve Toussaint.
Duração: 116 minutos

Por André Sobreiro, editor-chefe