André Sobreiro | 5 de março de 2010

Oscar 2010 – Melhor Filme

Numa lista enorme, com dez indicados, a coisa ruim é que a diferença entre eles é bastante grande. Trata-se de uma categoria completamente sem unidade. Por outro lado, tira o ar de obviedade ao sugerir mais de um filme que certamente levariam o prêmio máximo da noite. Amor Sem Escalas Um filme essencialmente sobre relações […]

Numa lista enorme, com dez indicados, a coisa ruim é que a diferença entre eles é bastante grande. Trata-se de uma categoria completamente sem unidade. Por outro lado, tira o ar de obviedade ao sugerir mais de um filme que certamente levariam o prêmio máximo da noite.

Amor Sem Escalas
Um filme essencialmente sobre relações humanas. Sobre como dois profissionais com visões opostas lidam com sua missão: a de diariamente demitir pessoas para empresas dos Estados Unidos. Um daqueles filmes sem grandes destaques, mas que juntos, possui um trio fantástico: George Clooney, Vera Farmiga e Anna Kendrick.

Avatar
A Fábula ultracolorida de James Cameron. O amor do humano Jake Sully e a Na´Vi Neytiri envolveu o mundo. Apesar das muitas críticas ao roteiro nada inovador, trata-se de uma nova técnica, uma nova maneira de se fazer filmes em 3D. Recorde mundial de bilheteria comprova seu inegável sucesso.

Bastardos Inglórios
Tarantino está vivo e bem vivo. Com uma visão extremamente particular da Segunda Guerra Mundial, o diretor construiu uma bela história, com um roteiro extremamente bem construído e personagens já clássicas como Shoshana Dreyfus e especialmente o Coronel Hans Landa. Puro Tarantino.

Distrito 9
Uma das surpresas de 2009, o filme sobre extraterrestres que chegam à Terra e se instalam no subúrbio da capital Sul-Africana surpreendeu ao trazer uma história inovadora e bastante realista. Apesar de nomes desconhecidos na direção e atuação, tev seu lançamento com o aval de Peter Jackson.

Educação
O roteiro de Nick Hornby chama a atenção para a história da vida de Jenny, jovem de 16 anos que se apaixona por um homem mais velho e se vê dividida entre o novo mundo eu esse homem lhe apresenta e sua educação tradicional.