André Sobreiro | 5 de outubro de 2009

Tá Chovendo Hambúrguer

É só surgir uma nova animação da Pixar e os mais apressados em dar uma opinião conclusiva já soltam: Lá vem a Pixar com mais uma animação para adultos. Já em Os Incríveis esse tipo de frase foi proferida e mais recentemente, em Wall-E e Up, ela foi quase um senso comum. Pois fugindo dessa […]

cloudy-chance-meatballs-traÉ só surgir uma nova animação da Pixar e os mais apressados em dar uma opinião conclusiva já soltam: Lá vem a Pixar com mais uma animação para adultos. Já em Os Incríveis esse tipo de frase foi proferida e mais recentemente, em Wall-E e Up, ela foi quase um senso comum. Pois fugindo dessa divisão Animação Infantil X Animação Adulta (e aqui fique claro que não estou falando de pornografia), a Sony acaba de lançar uma animação para nerd. Sim, para nerds. E a aposta parece que deu certo.

Tá Chovendo Hambúrguer tem como foco o nerd Flint Lockwood que, desde criança sofre com a reprovação de todos para suas invenções bizarras, inclusive de seu pai, um pescador que fala por metáforas de pescador que Flint (e nem eu e talvez mais ninguém) consegue entender.

Apesar de todo esse desestímulo, Flint continua trabalhando em seu grande projeto: uma máquina que transforma água em comida (e sim, eles criam uma explicação pseudo-plausível para isso). O teste com a máquina, porém, foge do controle e ela vai parar em uma nuvem. E aqui o nonsense do filme atinge níveis estratosféricos e cativa completamente a platéia.

Ao mesmo tempo em que o cientista ganha fama local graças às suas chuvas de comida, não apenas hambúrguer, a máquina faz chover qualquer coisa, ele se apaixona pela garota do tempo Sam Sparks, uma atrapalhada jornalista que, no fundo, se revela uma nerd de óculos e rabo de cavalo.

E é nesse clima de nerdice extrema que somos envolvidos em uma animação de aventura extremamente agitada, com um elenco coadjuvante MUITO divertido, e um ar de desenho despretensioso que cativa. Em momento algum fica a sensação de estarmos assistindo a uma obra-prima (sensação que me persegue em Wall-E). Por isso mesmo, o público relaxa e aceita sem medo cada uma das viagens desse nerd. Em resumo, NERD PRIDE de primeira.