André Sobreiro | 2 de junho de 2009

Inglourious Basterds

Gostar do Tarantino entre aqueles que vêem cinema é quase uma obrigação. O diretor pega em cada uma de suas obras e mistura tantos elementos, de tantas origens distintas que é impossível não se identificar com alguma delas. Kill Bill, aliás, é a síntese desse estilo com western, samurais e tudo mais de cultura pop […]

Gostar do Tarantino entre aqueles que vêem cinema é quase uma obrigação. O diretor pega em cada uma de suas obras e mistura tantos elementos, de tantas origens distintas que é impossível não se identificar com alguma delas. Kill Bill, aliás, é a síntese desse estilo com western, samurais e tudo mais de cultura pop misturados na vingança da Noiva.
E mais uma vez Tarantino faz sua salada pop, dessa vez com o aval do astro queridinho não só da América, mas do mundo todo: Brad Pitt. Lançado em Cannes, Inglourious Basterds se passa na França ocupada em plena Segunda Guerra Mundial. Pitt vive o tenente americano Aldo Raine, chefe de um grupo de soldados judeus que tem a missão de eliminar a cúpula nazista.
Em sua equipe, Raine conta com americanos (Eli Roth), ingleses (Michael Fassbender) e alemães convertidos (Til Schweigger), uma judia francesa (Mélanie Laurent) e uma espiã estrela do cinema alemão (Diane Kruger). Unidos eles planejam explodir um cinema que reúne toda a elite nazista para a pré-estréia de um filme considerado o grande produto da propaganda nazista.
E é nesse cenário histórico – que facilmente viraria um drama nas mãos de Spielberg – que Tarantino constrói suas já clássicas cenas de ação com muito sangue e uma exposição tão crua das imagens que beira ao fake – basta lembrar o escalpelamento de O´ren Ishii em Kill Bill que a imagem fica clara. E é esse fake que o torna tão divertido e tão original. Confira o trailer do filme.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=eEsPkdlFcxE&hl=pt-br&fs=1&color1=0x2b405b&color2=0x6b8ab6&border=1]