André Sobreiro | 7 de abril de 2009

Quem quer ser um milionário?

Ele ganhou o prêmio máximo e foi o maior vencedor da noite do Oscar desse ano. Aos olhos da academia, Slumdog Milionaire – ‘traduzido’ como Quem Quer Ser um Milionário? – é o filme do ano que passou. Ou será apenas um bom projeto que nasceu na hora certa? Slumdog, com direção de Danny Boyle, […]

Ele ganhou o prêmio máximo e foi o maior vencedor da noite do Oscar desse ano. Aos olhos da academia, Slumdog Milionaire – ‘traduzido’ como Quem Quer Ser um Milionário? – é o filme do ano que passou. Ou será apenas um bom projeto que nasceu na hora certa?
Slumdog, com direção de Danny Boyle, vem na onda do crescimento de Bollywood – a fábrica de filmes indiana – e constrói um conto de fadas moderno. Jamal é um jovem pobre indiano apaixonado por Latika, que ele conheceu durante uma tragédia na infância dos dois. Suas vidas vão se cruzando ao longo de uma série de sofrimentos para ambos e sempre reafirmando o amor entre eles. O vilão que atrapalha os planos de Jamal de maneira voluntária ou não é Salim, irmão do protagonista.
Romantismo a parte, Slumdog mostra com crueldade uma Índia sem elefantes e macaquinhos pelas ruas, mas com gente, muita gente. Esqueça as castas e as tatuagens de henna e qualquer coisa da moda indiana que assola o Brasil hoje. Boyle mostra uma periferia cruel, muito parecida, aliás, com periferias das maiores cidades do mundo. E desse contraste, entre a pobreza indiana e a beleza do amor verdadeiro que o filme se constrói.
A amarração do roteiro e da edição, ambos vencedores do Oscar, ajudam bastante a envolver e emocionar. O grande eixo é o jogo televisivo que dá nome à versão tupiniquim. Cada uma das perguntas feitas a Jamal remete a um fato de sua história, em ordem perfeitamente cronológica. O que poderia soar forçado acaba criando a expectativa por saber como a resposta se liga à vida das personagens e envolvendo o espectador.
Filme sem grandes nomes na atuação – apesar de Freida Pinto, a Latika, já ter sido escalada para o novo filme de Woody Allen – Slumdog não tem a cara da Academia como Benjamin Button, por exemplo. Entretanto, inova e traz uma nova cara à premiação, o que por si só já é positivo. Entretanto, os méritos do filme vão além o que fazem dele, se não uma obra com a cara da academia, pelo menos um filme inesquecível. Afinal de contas, quem se lembra de O Paciente Inglês, melhor filme de 1997?
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=AIzbwV7on6Q&hl=pt-br&fs=1&color1=0x2b405b&color2=0x6b8ab6&border=1]