André Sobreiro | 25 de março de 2009

Milk

A vida de um político homossexual assassinado pode ser atenção do público? Em ano de Oscar globalizado e após o estrondoso sucesso de Brokeback Mountain, de Ang Lee, a resposta é sim. E a resposta vem do público, da aceitação dos críticos e dos prêmios de melhor roteiro original para Dustin Lance Black e melhor […]

A vida de um político homossexual assassinado pode ser atenção do público? Em ano de Oscar globalizado e após o estrondoso sucesso de Brokeback Mountain, de Ang Lee, a resposta é sim. E a resposta vem do público, da aceitação dos críticos e dos prêmios de melhor roteiro original para Dustin Lance Black e melhor ator para Sean Penn.
Milk, com direção de Gus Van Sant, constrói a vida do protagonista a partir do encontro de Harvey Milk – um Sean Penn na interpretação mais elaborada de sua carreira – com Scott Smith (James Franco se mostrando um ator sério), que seria seu namorado e grande amor. Uma mudança para San Francisco e uma tentativa de dar um rumo diferente tornam Milk defensor da causa homossexual. E desse ponto que o filme se desenvolve.
Como a cidade aceitaria aquele casal? Ao seu redor todo um grupo de ativistas homossexuais e defensores da causa se formou e Milk, cidadão até então pacato, se torna líder de um intenso movimento. Mesclando ficção com imagens históricas das passeatas, o filme vai envolvendo o público com a causa e as razões de Milk.
Elogios máximos, aliás, vão ao diretor do projeto. Em primeiro lugar pelo elenco. Sean Penn dispensa comentários. O mesmo se pode dizer de Josh Brolin, em uma atuação bastante emocional e sutil para não minimizar as motivações de sua personagem, Dan White. O elenco jovem, entretanto, é quem desponta. Emile Speed Racer Hirsch, James Franco e Diego Luna se destacam em suas interpretações e diferenciam pessoas que poderiam ser todos “gays ao redor de Milk”.
Elogio também pela coragem. As cenas de sexo e mesmo os beijos entre homens, deixam a média hollywoodiana chocada. Mas não Gus Van Sant, que corajosamente incluiu cena de sexo no também polêmico Elephant. Filme forte, Milk é daqueles filmes de atores, que você assiste e admira as interpretações e o primoroso trabalho do diretor. Open Your Mind e vá ao cinema. Reflexão e qualidade garantidas.
P.S. Uma série de posts de filmes já em cartaz vêm por ai pela falta de tempo de escrever anteriormente.