André Sobreiro | 11 de fevereiro de 2009

A Troca

Atenção: esse texto contém spoilers! Juntos, eles formam o casal mais midiático do mundo. Não me venha com Madonna e quem-quer-que-seja, Tom Cruise e Katie Holmes. Não. Ninguém ganha do casal Brangelina. Brad Pitt e Angelina Jolie são a atual encarnação do casal bonito, com uma família sólida – e plural com seus seis filhos […]

Atenção: esse texto contém spoilers!

Juntos, eles formam o casal mais midiático do mundo. Não me venha com Madonna e quem-quer-que-seja, Tom Cruise e Katie Holmes. Não. Ninguém ganha do casal Brangelina. Brad Pitt e Angelina Jolie são a atual encarnação do casal bonito, com uma família sólida – e plural com seus seis filhos – e agora, duas indicações ao Oscar, reconhecendo seu trabalho como atores.
Brad, como já comentado, está em O Curioso Caso de Benjamin Button. Angelina, por sua vez, teve seu reconhecimento graças ao último projeto do ator/diretor Clint Eastwood, A Troca.
O filme, uma história real, conta a vida da mãe solteira Christine Collins, que tem seu filho, Walter Collins seqüestrado. Após meses de busca a polícia de Los Angeles (com a imagem ligada fortemente a corrupção) apresenta um filho quer ela imediatamente reconhece como não sendo o seu. Para manter a imagem, a polícia a faz aceitar aquele, como um teste! O resultado é a intensa luta da mãe em busca de seu filho, um serial killer e muita indignação e sofrimento.
Com um sóbrio John Malkovich no elenco, o espaço para a atriz brilhar é enorme. As cenas de maior carga dramática – além do já clássico recurso do enfeiamento em busca de Oscar – ajudaram a engrandecer o papel da atriz no filme. Um filme difícil, incômodo até o fim mas ainda assim emocionante. Eastwood não foi indicado a melhor direto. Uma pena.