Salada de Cinema

Publicidade
Salada de Cinema/Premiação

Oscar 2009 – Roteiro Adaptado

Publicado em 05/02/2009 / Por: André Sobreiro

É no mínimo digno de atenção que, dos cinco melhores filmes desse ano, quatro deles venham dos filmes de roteiro adaptado de outras obras. Crise de identidade? Será que a greve dos roteiristas afetou também a criatividade dos autores? Dificil saber. Entretanto apenas Milk concorre na categoria Roteiro Original.

O Curioso Caso de Benjamin Button – Erich Roth – A obra original, de autoria do genial F. Scott Fitzgerald, foi bastante adaptada para chegar até o projeto do filme. A afirmação é óbvia: Fotzgerald não escreveu uma obra que chegou aos dias atuais, afinal ele está morto. Ainda assim, o filme faz jus ao texto original e garante um filme de grande poesia.

Doubt – John Patrick Shanley – Shanley, roteirista e diretor do filme, também é responsável pelo texto original, escrito para uma montagem da Broadway. Talvez por essa maior familiaridade com os textos, tenha sido indicado como roteirista e não como diretor.

Frost/Nixon – Peter Morgan - Da mesma família de Doubt, Frost/Nixon, que tem Watergate como pano de fundo, foi escrito por Peter Morgan originalmente como peça de teatro. Morgan tem no currículo o genial roteiro de A Rainha, que acompanhou os instantes após a morte da Princesa Diana.

The Reader – David Hare - O filme, que já teve Nicole Kidman como protagonista (substituída por Kate Winslet), é inspirado no livro de Bernhard Schlink. Mais um filme de nazismo e Segunda Guerra.

Slumdog Millionaire – Simon Beaufoy – Forte concorrente, o roteiro de Simon Beaufoy, é baseado em Q and A, lançado em 2005 do escritor Vikas Swarup. Ganhou Globo de Ouro, o que aumenta bastante as chances.




Compartilhe
Assuntos
Comentários
  • airtonshinto

    É ingenuidade achar que só porque um filme foi indicado para o Oscar de Melhor Filme ele já é “um dos 5 Melhores Filmes do Ano”.

  • André Sobreiro

    Oi Airton,

    Se eu digo que um filme é um dos possíveis melhores roteiros do ano, eu estou seguindo os critérios da própria academia. Por esses mesmos critérios, são sim os melhores do ano.

    São os meus melhores? Com certeza não! Wall-E pra mim é um dos melhores do ano e não concorre a melhor filme, por exemplo.

    abrs