André Sobreiro | 5 de fevereiro de 2009

Oscar 2009 – Roteiro Adaptado

É no mínimo digno de atenção que, dos cinco melhores filmes desse ano, quatro deles venham dos filmes de roteiro adaptado de outras obras. Crise de identidade? Será que a greve dos roteiristas afetou também a criatividade dos autores? Dificil saber. Entretanto apenas Milk concorre na categoria Roteiro Original. O Curioso Caso de Benjamin Button […]

É no mínimo digno de atenção que, dos cinco melhores filmes desse ano, quatro deles venham dos filmes de roteiro adaptado de outras obras. Crise de identidade? Será que a greve dos roteiristas afetou também a criatividade dos autores? Dificil saber. Entretanto apenas Milk concorre na categoria Roteiro Original.

O Curioso Caso de Benjamin Button – Erich Roth – A obra original, de autoria do genial F. Scott Fitzgerald, foi bastante adaptada para chegar até o projeto do filme. A afirmação é óbvia: Fotzgerald não escreveu uma obra que chegou aos dias atuais, afinal ele está morto. Ainda assim, o filme faz jus ao texto original e garante um filme de grande poesia.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=oEL7oKO3n7U&hl=pt-br&fs=1]

Doubt – John Patrick Shanley – Shanley, roteirista e diretor do filme, também é responsável pelo texto original, escrito para uma montagem da Broadway. Talvez por essa maior familiaridade com os textos, tenha sido indicado como roteirista e não como diretor.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=Hpa37qaOp80&hl=pt-br&fs=1]

Frost/Nixon – Peter Morgan – Da mesma família de Doubt, Frost/Nixon, que tem Watergate como pano de fundo, foi escrito por Peter Morgan originalmente como peça de teatro. Morgan tem no currículo o genial roteiro de A Rainha, que acompanhou os instantes após a morte da Princesa Diana.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=Ibxs_2nDXUc&hl=pt-br&fs=1]

The Reader – David Hare – O filme, que já teve Nicole Kidman como protagonista (substituída por Kate Winslet), é inspirado no livro de Bernhard Schlink. Mais um filme de nazismo e Segunda Guerra.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=8tCqSm4Phug&hl=pt-br&fs=1]

Slumdog Millionaire – Simon Beaufoy – Forte concorrente, o roteiro de Simon Beaufoy, é baseado em Q and A, lançado em 2005 do escritor Vikas Swarup. Ganhou Globo de Ouro, o que aumenta bastante as chances.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=AIzbwV7on6Q&hl=pt-br&fs=1]